Posso trocar de Contador?
Sim, você pode trocar de contador! Isso é um direito de todo empreendedor. Independentemente do motivo, você é livre para buscar um novo serviço de contabilidade que atenda melhor às necessidades do seu negócio a qualquer momento.
Sendo assim, também não existe um momento mais indicado para fazer essa troca, o que define a hora é a sua necessidade. Afinal, nenhuma empresa deve ficar correndo riscos por não estar em dia com as suas obrigações, não é mesmo? Aqui vamos dar todas as dicas para quem está passando por esse momento tão temido pelos pequenos empreendedores, mas que, na verdade, está longe de ser um bicho de sete cabeças.
É fácil trocar de contador?
Quando, por algum motivo, você não estiver satisfeito com o seu serviço de contabilidade — seja interno ou terceirizado — pode procurar outro profissional desta área.
Claro, todo processo deverá ser formalizado por meio de contratos e distratos (o documento de rescisão contratual), e o antigo acordo deverá ser respeitado até o seu encerramento oficial.
Muitos empreendedores ficam em dúvida ao se perguntarem se podem trocar de contador ou não. A contabilidade é uma área fundamental para o negócio, garantindo que todas as obrigações legais sejam cumpridas, mas sem acabar pagando mais impostos do que seriam necessários.
Por isso é imprescindível contar com um serviço de qualidade e que atenda às particularidades da empresa. Porém, nem sempre isso acontece.
Muitas são as responsabilidades sob os ombros de um contador. Se este parceiro não corresponde às expectativas e obrigações da empresa, corre-se um grande risco de ter problemas com o Fisco mais tarde e acabar tendo que desembolsar uma quantia significativa para corrigir irregularidades.
Mas não é só problemas com o Fisco que motivam a troca de contabilidade. Outras questões também fazem com que as empresas mudem de contador:
- péssimo atendimento;
- dificuldade de comunicação;
- descumprimento de prazos;
- uso de ferramentas desatualizadas;
- falta de pro atividade;
- não acompanhamento das mudanças de legislação;
- entre outras situações que, aos poucos, vão minando o relacionamento com este parceiro.
Então fica claro que escolher um serviço de contabilidade é uma decisão séria e que trará consequências para a empresa. Entretanto, se o empreendedor não estiver satisfeito com o trabalho, existem saídas para resolver essa situação. Aqui na Eficiente Soluções Contabeis, você troca de contador sem esforço, nós fazemos tudo para você.
Trocar de contador: existe hora certa?
Neste caso a resposta é não. Esta mudança deve ser feita de acordo com a necessidade da empresa. Se o atual serviço de contabilidade não está cumprindo as obrigações, é possível que este problema fique cada vez maior com o passar do tempo.
Não é uma boa ideia esperar o Fisco bater na sua porta para daí mudar de contador: o estrago já terá sido feito e você deverá arcar com as consequências das irregularidades.
Quando mais cedo for descoberto os problemas, e eles não conseguirem ter sido resolvidos pelo atual contador, melhor é logo mudar de escritório de contabilidade.
Um jeito para quem deseja migrar e não quer perder tempo com burocracia é realizar o processo 100% online. Aqui na Eficiente, nós buscamos sua assinatura e realizamos todos protocolos necessários.
Como mudar de contador?
Trocar de serviço de contabilidade é um processo mais simples do que se imagina. E vamos provar isso com este passo a passo:
1. Consultar o contrato atual
A primeira coisa a se fazer ao pensar em trocar de contador é conferir o atual contrato de serviço. Alguns profissionais e empresas usam cláusulas que preveem multa no caso de rescisão ou a obrigação de um aviso prévio.
É preciso ficar atento a este e outros pontos que estejam no documento, evitando ter problemas legais mais tarde por descumprimento do acordo — inclusive caso o atual serviço de contabilidade tenha deixado pendente algo que estava previsto no contrato.
2. Verificar pendências
Esse é um ponto importante: verifique se há alguma pendência que o seu atual contador deixou passar ou então situações ainda em processo de serem resolvidas, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais.
Uma dica é analisar os documentos de até 5 anos atrás, verificando se há erros ou situações pendentes que ainda possam afetar a sua empresa. É um trabalho árduo, mas necessário: assim evita-se surpresas no processo de trocar de contabilidade.
Mas é importante lembrar: mesmo após a mudança, todo e qualquer erro anterior ainda é de responsabilidade do escritório de contabilidade que atuou na época.
3. Comunicar a decisão ao atual contador
É preciso oficializar a decisão, seja por e-mail ou carta registrada em correio, comunicando ao atual serviço de contabilidade que você está dispensando seu trabalho. Este contato deve deixar explícito:
- O pedido de encerramento do contrato;
- A data final de término do serviço — em geral, pode-se definir 30 dias após o pedido.
- Requerer toda a documentação (física e digital), senhas e logins em posse do contador atual;
- Pedir um relatório de situação cadastral, para verificar se há mais pendências nas diferentes esferas governamentais;
- Solicitar que toda documentação seja enviada ao profissional/empresa que irá assumir a contabilidade após o encerramento oficial do contrato.
Uma dica para quando mudar de contador é formalizar no distrato a data de encerramento do contrato no fim do mês, para que o novo serviço de contabilidade comece a atuar no período seguinte.
4. Contratar um novo serviço de contabilidade
Logo no início do processo de mudar de contador você já deve estar de olho em um novo profissional ou serviço de contabilidade. Apesar de ainda não ser possível oficializar nada até o encerramento do contrato com o antigo prestador, é possível verificar quais são as suas possibilidades e o que sua empresa precisa em relação a sua contabilidade.
Outras questões referentes ao processo de troca de contador podem ser resolvidas pelo serviço de contabilidade recém-contratado, que será o seu novo parceiro.
Viu como mudar de escritório de contabilidade não é tão complicado assim?